4 de out. de 2008

O lixo reciclavel



Hoje eu quero lembrar um tema que a gente ouve falar todos os dias na TV e no rádio:o lixo reciclável.
As escolas também estão mostrando a importância de reciclar o nosso lixo.

Cada um de nós pode fazer um pouquinho para ajudar o nosso planeta e á nós mesmos.
Só para se ter uma idéia do peso que causa nosso lixo ao meio ambiente,eu coloquei abaixo alguns dados muito importantes sobre o tempo necessário para o lixo se decompor na natureza.
É assustador que algo que fazemos todos os dias pode causar tanto mal á nós mesmos:



Tipo de lixo e o tempo para sua decomposição:

Papel 03 a 06 meses

Pano 6 meses a 1 ano

Chiclete 05 anos

Filtro de cigarro 05 a 10 anos

Tampa de garrafa 15 anos

Nylon + de 30 anos

Sacos plásticos +de 30 a 40 anos

Lata de conserva 100 anos

Latas de alumínio 200 anos

Plástico 450 anos

Fralda descartável 600 anos

Garrafas de vidro indeterminado

Pneu indeterminado

Garrafas(Pet) tempo indeterminado

Borracha tempo indeterminado

Vidro 1 milhão de anos

Na foto acima,você também pode ver o lixo reciclável de 15 dias aqui da minha casa,já devidamente separado e limpo,colocado num saco plástico transparente para facilitar o trabalho do pessoal que recolhe este lixo reciclável.As vezes eu entrego nas mãos do pessoal que trabalha com reciclagem.Fora este material que você vê na foto acima,tinha também mais três sacolas pequenas contendo o mesmo tipo de lixo.Assim você pode fazer uma idéia de quanto lixo reciclável uma residência com três pessoas pode gerar em 15 dias.
Esse hábito de reciclar eu tenho á um bom tempo,e acho que todos devem ter essa mesma consciência e também ajudar.Todos podem colaborar de alguma forma.




* * *


Boas dicas para ajudar na reciclagem:

Ir ao mercado com sacola de pano ou um carrinho de feira forrado com papelão.
Isso ajuda á evitar que mais sacolas plásticas sejam usadas e o impacto no meio ambiente seja menor.


Ter um cantinho especial para colocar tudo oque é reciclável(pode ser até uma caixa grande de papelão)Assim,até as crianças vão poder ajudar na reciclagem.


* * *


Tipos de papéis que são recicláveis:


Folhas e aparas de papel,jornais,revistas,caixas,papelão,formulários de computador,cartolinas,cartões,rascunhos escritos,fotocópias,folhetos,impressos em geral,embalagens Tetra Pack etc...


* * *


Tipos de metais que são recicláveis:



Latas de alumínio,latas de aço(óleo, sardinha, molho de tomate,de chocolate em pó etc),ferragens,canos,esquadrias,arames etc


* * *


Tipos de plásticos que são recicláveis:

Tampas,potes de alimentos,garrafas Pet em geral,garrafas de água mineral,recipientes de limpeza,higiene,PVC,sacos plásticos,brinquedos etc


Tipos de vidros que são recicláveis:

Potes de vidro,copos,garrafas,embalagens de molho,frascos de vidro etc



Cada um pode fazer um pouquinho.

Eu sei que este meu esforço não vai mudar muita coisa no mundo,mas eu estou fazendo a minha parte.
Este assunto envolve também nossa saúde,nosso futuro e o futuro do nosso planeta.

Nenhum comentário: