9 de abr. de 2009

Cuide bem do seu animal de estimação




Ter um animal em casa é o sonho de todas as crianças.
As vezes para fazer o gosto,o pai ou a mãe permite o filho levar para casa um animalzinho abandonado ou doado.
É importante lembrar os compromissos que o dono tem com esse animal e que ele vai fazer parte da família por quase duas décadas(alguns animais vivem até 18 anos como este Aqui.
No início,é muito lindo um caõzinho que cabe na palma da mão e brincalhão.
As coisas começam mudar e vai ficando mais difícil suportar um animalzinho roendo os chinelos e sofá,chorando á noite e fazendo xixi nos móveis etc.
Em alguns meses,aquele caõzinho fofo vira um cachorro enorme ou feio,o dono descontente logo pensa em uma maneira de se livrar dele.
O dono olha aquele animal e vê que ele mais parece um monstro de quatro patas.
Muitas vezes o animal é judiado por muito tempo.
É aí que fatalmente acontece o abandono.
É triste pensar que quase todos os animais de ruas passaram por essa fase.
Alguém cuidou e abandonou por ser irresponsável e sem piedade.
Nenhum animal merece morrer assim.
As vezes,para não ve-lo nas ruas,o dono escolhe uma maneira mais dura ainda de se livrar dele:soltar ele numa estrada bem movimentada como é muito comum fazer.As vezes,o caozinho até consegue voltar para casa do dono depois de dias perdido,com fome e sede.
O dono lamentando a volta do cão,faz novas tentativas até se livrar dele.

*** *** ***




Quero lembrar á todos que querem ter um animal de estimação que antes de adotarem ou comprarem um animal,não se esqueçam de analisar bem as características desse animal,o espaço disponível em casa para abriga-lo.
Por exemplo:uma pessoa que quer ter um Poodle,deve analisar:



Poodle
o Poodle é muito carente da companhia do dono.Ele não suporta viver sozinho.Vive 24 horas olhando para seu dono e fica doente se ficar sozinho.Se você for uma pessoa que viaja muito,trabalha o dia inteiro,o Poodle não vai ser muito feliz.


Pastor Alemão
Já o Pastor alemão,é um pouco diferente.
Ele é mais quieto quando adulto.Guarda bem a casa e dificilmente irá dar trabalho ao dono,pois se adapta á personalidade do dono.É muito inteligente e aprende muito facil tudo oque o dono ensina.
Por outro lado,solta o pêlo em grande quantidade.É um animal razoavelmente grande,sendo necessário um bom espaço para ele morar.


Coocker
O Coocker ás vezes é muito agitado e atrapalhado.
Se parece muito com um bichinho de pelúcia e aí está o grande erro:o dono olha apenas a carinha dele e não imagina ele correndo pela casa todo atrapalhado como ele é.


Vira Lata
Eu costumo dizer que a raça mais completa que existe,é o vira-lata.
Ele é resistente á doenças,inteligente e vive muito,muitos anos.O único problema é que eles costumam fogir de casa para brincar na rua e gostam de um lixo.Nada é perfeito.


Além de escolher bem a raça,é necessário pesar que um animal também pode ficar doente,precisa de um cantinho na sua casa para dormir.
Também existem gastos inevitáveis quando se tem um animal em casa:,vacinas,anti pulgas,shampoo,ração,carrapaticida,etc.Isso muda muito conforme a raça.Por exemplo:um Poodle vai precisar de uma tosa pelo resto de sua vida á cada 3 ou quatro meses.Problemas de ouvido são muito comuns no Poodle e Pastor Alemão e assim varia muito conforme a raça.

São inúmeras as raças que eu poderia falar aqui.
Acho que já deu pra ter uma idéia da responsabilidade que é ter um cão ou um outro animal de estimação qualquer.
Ele vai fazer parte da sua família por um bom tempo,por isso vale a pena escolher bem o perfil do animal que mais se adapta á seu estilo de vida.

Pense bem antes de levar um animal para sua casa.
Ele vai depender de você pelo resto da vida.
Todo esse trabalho é recompensado com a amizade e carinho que um cão demonstra ao seu dono ao longo de toda a sua vida.



Fotos da minha cachorrinha Cyndi,de 7 anos.

Nenhum comentário: